Há quatro meses, Lewis Jimenez foi forçado a tomar uma difícil decisão: devolver Titus, seu querido pit bull, ao abrigo onde o adotou.
No entanto, ao contrário de muitas pessoas que abandonam seus animais de estimação e nunca mais voltam, Lewis estava determinado a voltar para buscar Titus o mais rápido possível e nunca mais se separar dele.
Titus tinha dois anos quando Lewis o adotou no Austin Animal Center, o único abrigo municipal de animais de Austin. Ele não tinha intenção de comprar um pit bull, mas quando viu os voluntários do abrigo passeando com Titus pelo quintal, ficou fisgado.
“Eu estava pulando e feliz e pensei: ‘É esse que eu quero’”, disse Lewis ao The Dodo.
Lewis e Titus foram inseparáveis durante os cinco anos seguintes, e Lewis não conseguia imaginar sua vida sem Titus. “Ele é como meu filho mais velho”, Lewis o descreveu. “Faz parte de mim.”
Mas no ano passado aconteceu algo que os separou. Lewis foi informado de que não poderia ficar com Titus.
“A empresa gestora disse a ele que se ele não se livrasse de Titus, eles o despejariam”, disse Jennifer Olohan, diretora de comunicações e mídia do Austin Animal Center, ao The Dodo.
Lewis não tinha outro lugar para morar e não conhecia ninguém que pudesse cuidar de Titus enquanto ele procurava outro, então não teve escolha a não ser devolvê-lo ao abrigo.
A equipe do abrigo não tinha certeza se Lewis voltaria para buscar Titus. “Do nosso ponto de vista, não podemos ficar com os cães, porque os donos dizem isso o tempo todo, que vão voltar, mas depois não voltam”, disse Olohan.
Ao mesmo tempo, a equipe do abrigo testemunhou a luta de Lewis para desistir de Titus, embora Lewis tenha dito que seria temporário.
Titus, por outro lado, teve dificuldade em se adaptar ao abrigo. De acordo com Olohan, ele estava simplesmente infeliz.
“O abrigo é um lugar muito, muito estressante para os cães”, disse Olohan ao jornal. “Alguns cães se adaptam melhor que outros, mas Titus não é um deles.” Eu estava muito estressado. Ele foi ótimo quando você o tirou da gaiola, ele era muito brincalhão e muito charmoso. Mas em sua jaula ele estava triste e desanimado.”
Lewis e sua família visitaram Titus tantas vezes quanto puderam, mas sempre foi uma experiência emocionante para todos os envolvidos.
“Ele ficava muito triste e desanimado”, explicou Lewis. “Os voluntários escreviam coisas como ‘Titus não é ele mesmo’. “Isso só me deixou mais determinado a fazer o que fosse necessário para tirá-lo de lá.”
Lo más duro de cada visita eга el final. “El personal los veía llorar al irse”, dijo Olohan a los periodistas. “Así que toda la situación eга simplemente desgarradora”.
Titus permaneció en el refugio durante cuatro meses, pero Lewis nunca dejó de intentar sacarlo de allí.
Por fin, Lewis y su familia pudieron mudarse a un lugar donde podían tener a Titus. Según Lewis, todo salió bien porque ahora Titus tenía un jardín por el que pasear en su nueva casa.
“Todo el mundo estaba muy, muy emocionado”, dijo Olohan. “Titus estaba encantado, y Lewis también. Había algunos miembros del personal y voluntarios presentes, y todos estaban llorando. Algunas personas conocían su historia y sabían que Lewis estaba esperando entre bastidores a Titus”.
Su reencuentro fue fotografiado, y las fotos se hicieron virales después de que el Austin Animal Center las compartiera en su página de Facebook. Se ve a Lewis abrazando a Titus, que tiene una gran sonrisa perruna en la cara.
“Estaba completamente abrumado”, admitió Lewis. “Me pasaban muchas cosas por la cabeza”.
Lewis dio las gracias al personal del refugio y a los voluntarios por pasar tiempo con Titus y asegurarse de que recibiera mucho amor y cuidados durante su estancia en el refugio. “Podrían estar haciendo muchas cosas, pero al hacer eso, consuelan a los perros”, dijo Lewis.
Y Titus volvió a su vida con Lewis y su familia.
“Dijo que Titus está tumbado en el sofá, aunque no debería, pero le están dando un respiro ya que lo ha pasado mal en el refugio”, dijo. “Pero dijo que está fenomenal”. Están encantados de tenerlo de vuelta”.
“Quiere a Titus”, añadió Olohan. “Ahora podemos ver que no volver a por Titus nunca fue una opción: estaba haciendo todo lo posible para asegurarse de que recuperaba a Titus”.