John Carter é um filme americano de ação e aventura de ficção científica de 2012 dirigido por Andrew Stanton, escrito por Stanton, Mark Andrews e Michael Chabon e baseado em A Princess of Mars, o primeiro livro da série Barsoom de romances de Edgar Rice Burroughs. Produzido por Jim Morris, Colin Wilson e Lindsey Collins, é estrelado por Taylor Kitsch no papel-título, Lynn Collins, Samantha Morton, Mark Strong, Ciarán Hinds, Dominic West, James Purefoy e Willem Dafoe. Ele narra a primeira aventura interplanetária de John Carter e suas tentativas de mediar a agitação civil entre os reinos em guerra de Barsoom.
Várias tentativas de adaptar a série Barsoom foram feitas desde a década de 1930 por vários grandes estúdios e produtores. A maioria destes esforços estagnou no inferno do desenvolvimento. No final dos anos 2000, a Walt Disney Pictures iniciou um esforço conjunto para adaptar as obras de Burroughs ao cinema, após um empreendimento abandonado na década de 1980. O projeto foi conduzido por Stanton, que pressionou a Disney para renovar os direitos de exibição do espólio de Burroughs. Stanton se tornou o diretor do novo filme em 2009.
Foi sua estreia em live-action, após seu trabalho como diretor para a Disney nos filmes de animação da Pixar Procurando Nemo e WALL-E. As filmagens começaram em novembro de 2009, com a fotografia principal em andamento em janeiro de 2010, terminando sete meses depois, em julho. Michael Giacchino, que fez trilha sonora de muitos filmes da Pixar, compôs a música. Assim como Brave, da Pixar, daquele mesmo ano, o filme é dedicado à memória de Steve Jobs.
Foi lançado nos Estados Unidos pela Walt Disney Studios Motion Pictures em 9 de março de 2012, marcando o centenário da primeira aparição do personagem titular. Foi apresentado nos formatos Disney Digital 3-D, RealD 3D e IMAX 3D. Recebeu críticas mistas, com elogios ao visual, à trilha sonora de Giacchino e às sequências de ação, mas críticas à caracterização e ao enredo. Fracassou nas bilheterias norte-americanas, mas estabeleceu um recorde de estreia na Rússia. Arrecadou US$ 284 milhões no mundo