O Livro de Eli é um filme de ação neo-ocidental pós-apocalíptico americano de 2010, dirigido pelos irmãos Hughes, escrito por Gary Whitta e estrelado por Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Ray Stevenson e Jennifer Beals. . A história gira em torno de Eli, um nômade em um mundo pós-apocalíptico que busca entregar seu exemplar de um livro misterioso em um local seguro na Costa Oeste dos Estados Unidos. As filmagens começaram em fevereiro de 2009 e aconteceram no Novo México. O Livro de Eli foi lançado nos cinemas nos Estados Unidos em 15 de janeiro de 2010, pela Warner Bros. Recebeu críticas mistas dos críticos, mas arrecadou US$ 157,1 milhões de bilheteria mundial com um orçamento de US$ 80 milhões.
Trinta anos depois de um holocausto nuclear ter causado um ecocídio, Eli viaja a pé pelas terras devastadas dos antigos Estados Unidos. Usando óculos escuros e roupas esfarrapadas, ele demonstra incríveis habilidades de sobrevivência e luta. Em busca de água, ele chega a uma cidade em ruínas governada por um senhor da guerra chamado Carnegie, que busca controlar o povo através do poder de um certo livro, que seus capangas não conseguiram encontrar.
Eli negocia com o dono de uma loja, o Engenheiro, para recarregar a bateria de seu tocador de música portátil. No bar da cidade, ele é atacado por uma gangue de motociclistas, mas rapidamente mata todos eles. Impressionado, Carnegie convida Eli para trabalhar, mas Eli recusa. Percebendo que Eli é um homem alfabetizado como ele, Carnegie o força a passar a noite sob guarda. A amante cega de Carnegie, Claudia, traz comida e água para Eli e Carnegie ordena que sua filha Solara seduza Eli, mas ele a rejeita. Solara vê que Eli tem um livro e se oferece para compartilhar sua comida, dando graças antes de comerem. De manhã, Carnegie ouve Solara repetindo a oração para sua mãe e percebe que Eli tem o livro que procurava: uma Bíblia.
Eli foge, mas Carnegie e seus capangas o confrontam na rua. Quando Eli se recusa a desistir do livro, Carnegie ordena que ele vá embora.